Marcenaria restaura peças de madeira

Através de uma demanda interna do Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima, alunos do 3º módulo do Curso de Marcenaria, orientados pelo instrutor Marcos Rönnau, tiveram a oportunidade de se aprofundar no conceito de restauração de peças de madeira. Onde duas peças foram, segundo o educador, criteriosamente trabalhadas.

Marcos explica que a primeira peça possui data e artista desconhecido, porém, esculpida com técnica aprimorada entalhada em prancha de madeira maciça, que retrata a Santa Ceia. A peça foi entregue danificada, visivelmente pela ação do tempo e organismos xilófagos (fungos e cupins).

?A segunda peça é um violino, onde a ação do tempo e abandono quase comprometeram sua delicada e rara beleza?, disse o educador, satisfeito com o trabalho realizado pelos jovens.

Sob a ótica didático-pedagógica realizada em várias etapas, alunos exercitaram suas diferentes habilidades ao desenvolverem técnicas de restauro onde o objetivo maior foi exaltar a nobre natureza das peças, resgatando o tempo em que foram criadas.

Por fim, o educador esclarece que, quando falamos em restauração, logo nos vem à mente conserto ou reforma; mas restaurar é reconstituir, devolver a aparência original da peça e resgatar a sua história. ?Nem que seja com a melhor das intenções não podemos fazer alterações tanto em materiais como em acabamentos?, explica Marcos.