Aprendizes da Mecânica Automotiva do Calábria realizam manutenção de freios

Como segmento das atividades teóricas e práticas sobre manutenção de sistema de freios veiculares, os educandos do curso de Qualificação em Mecânica e Elétrica Automotiva do Calábria, módulo I, estão trabalhando de forma prática na manutenção de sistemas de freios.

Segundo revela o educador da turma, Ruy Alexandre, este é um tema sensível e de muita importância. "O sistema de freios do veículo é responsável por salvar vidas e garantir a total segurança do condutor. É um tema trabalhado amplamente de forma teórica e prática", Os jovens têm à disposição diversos veículos para testes e identificação dos problemas nos freios. Após identificar, o grupo de trabalho precisa solucionar o problema, desmontando e montando os dispositivos quando necessário.

O educando Gabriel Garcia, 16 anos, revela que trabalhou com o carro modelo Verona, onde tirou a roda e desmontou o tambor para avaliar o sistema de freio. "Identificamos que o cilindro mestre estava emperrado. Assim como o freio de mão. Lubrificamos, trocamos pastilhas, apertamos e conseguimos restaurar o sistema", explica o jovem.

Gabriel ressalta, ainda, que está adorando as atividades do curso e que pretende abrir sua própria oficina mecânica após o curso. O curso da mecânica é um dos mais tradicionais no Calábria e completou 47 anos de atividades em 2018.