Notícias

?Descubra o líder? no curso de Manutenção de Computadores

Na segunda semana de agosto, os jovens do curso de Manutenção de Computadores do projeto Construindo Futuros (SMED) realizaram uma atividade diferenciada chamada "Descubra o Líder". Na proposta os jovens deveriam trabalhar com o objetivo de descobrir o "outro" através da observação de gestos, vencer as diferenças e promover a integração da turma e uma reflexão sobre motivação, trabalho em equipe e lideranças.

Leia mais

Educandos do Calábria aprendem técnicas de orientação com bússolas

A segunda semana do mês de agosto começou diferente para os atendidos do Trabalho Educativo - Informática (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 14 a 17 anos). Dessa vez, o "palco" da aula de Educação Física foi a própria sala de aula, trazendo um conteúdo diferente e interessante: técnicas de orientação com bússolas. A atividade foi orientada pelo educador Denis Biavatti, que também atua nessa área, ministrando cursos, palestras e treinamentos relacionados a esportes outdoor. 

Leia mais

Calábria recebe doações da Made In Brazil Music MegaStore

O Calábria recebeu nova remessa de doações de agasalhos diversos da Made In Brazil MusicMegastore. O gesto solidário de colaboradores e clientes da empresa de equipamentos musicais agrega recursos para a Campanha do Agasalho do Calábria e CPIJ de 2018. Centenas de atendidos de diversas idades são beneficiadas com a arrecadação de roupas.

Leia mais

Aprendizes produzem Maria-mole na atividade da padaria

No mês de agosto, os educandos do Curso Padaria e Confeitaria(tarde), orientados pela educadora Cristina Balbueno, realizaram exercícios práticos sobre a confeitaria. Além dessa prática, aprenderam sobre um doce típico brasileiro: a Maria-mole, que na sua composição leva açúcar, gelatina incolor e água.

Leia mais

Calábria inicia planejamento circunstancial 2019

A abertura do mês de setembro no Centro de Educação Profissional São João Calábria assinalou o início do planejamento circunstancial 2019 da instituição. Tradicionalmente, o planejamento é realizado nos últimos meses do ano para observar ainda mais qualificação nas práticas realizadas nos diversos projetos sociais.

Leia mais

Balanceamento de receita na Padaria

Os jovens do curso de Padaria (tarde) retomaram as atividades após uma semana de descanso. Sob a orientação da educadora Cristina Balbueno estão estudando sobre balanceamento de receitas, balancear uma receita ou fórmula é usar os ingredientes nas proporções exatas. 

Leia mais

Educação Integral e os jogos de escuta

Na última semana de julho e no início da primeira semana de agosto, os educandos do projeto Educação Integral - Saberes da Esperança, com o educador de informática Rafael Moreira, desenvolveram atividades para melhorar a escuta e a atenção.

Leia mais

Calábria realiza ações de promoção da aprendizagem na Expointer 2018

No último dia 29 de agosto, o Centro de Educação Profissional São João Calábria realizou uma série de ações para promover a aprendizagem na Expointer 2018, em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil. A principal iniciativa foi a participação na III Ação Social de Mobilização ao Combate e Erradicação do Trabalho Infantil com Inserção na Aprendizagem Profissional no Rio Grande do Sul.

Leia mais

Aprendizes produzem Maria-mole na atividade da padaria

No mês de agosto, os educandos do Curso Padaria e Confeitaria(tarde), orientados pela educadora Cristina Balbueno, realizaram exercícios práticos sobre a confeitaria. Além dessa prática, aprenderam sobre um doce típico brasileiro: a Maria-mole, que na sua composição leva açúcar, gelatina incolor e água.

Leia mais

Educandos do Calábria criam mural com mandalas

Utilizadas em muitas culturas, as mandalas simbolizam a integração, a harmonia e o Universo em suas dimensões. Além disso, suas formas geométricas podem ser encontradas na natureza, como em flores e em árvores. Refletindo sobre estes valores espirituais tão necessários para o crescimento humano, a educadora Thamires Aragão orientou os educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos durante uma atividade repleta de cores, entusiasmo e serenidade.

Leia mais

IX Jornada Calabriana traz espiritualidade, vocação e história da Obra

Na última sexta (24), o Centro de Educação Profissional São João Calábria sediou a IX Jornada de Formação Calabriana para os diversos colaboradores dos projetos sociais do Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

 A forte chuva sobre a cidade não foi capaz de abalar o ânimo dos participantes e diversas palestras, que trouxeram espiritualidade, formação e reflexões sobre o carisma calabriano, atividades profissionais e história da Obra no Brasil e no mundo. Além disto, no turno da tarde, foram disponibilizadas cinco oficinas com temas pertinentes a cada área de atuação dos profissionais presentes.

Pe. Paulo Savi versou sobre as origens da Obra. Já Pe. Gustavo Bonassi e Éverton Rodrigues palestraram sobre o carisma calabriano nos dias de hoje. Lanches e um almoço especial também compuseram o dia de formação.

Ao final do encontro, os diversos grupos partilharam construções realizadas em equipe para compor o "farol" de conhecimentos e experiências, a fim de promover sintonia, motivação e sinergia na execução das diversas atividades calabrianas distribuidas pelo Rio Grande do Sul. Confira as principais fotos do encontro no álbum abaixo.

View the embedded image gallery online at:
http://www.calabria.com.br/noticias#sigProId7e564973dd

ABERTURA DO EDITAL 07/2018

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Centro de Educação Profissional São João Calábria, no uso de suas atribuições legais, torna público que estará aberta as inscrições para o processo seletivo que contratará profissionais para a execução dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF,serviço prestado nos Centro de Referência de Assistência Social - CRAS no município de Porto Alegre, de acordo com o Termo de Colaboração nº 004/2017, celebrado com o município de Porto Alegre e conforme a legislação pertinente e complementar.

Acesse o edital aqui - https://drive.google.com/file/d/13iq9-hvpw0aygQ5YS_3pGHh40u3y_D7v/view?usp=sharing

 

ABERTURA DO EDITAL 08/2018

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Centro de Educação Profissional São João Calábria, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que contratará profissional para atuar no PPCAAM - Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, de acordo com o Termo de Colaboração FPE nº 41/2017 celebrado com o Estado do Rio Grande do Sul e conforme a legislação pertinente e complementar, assim como normas e condições contidas neste Edital.

Acesse aqui - https://drive.google.com/file/d/1tpZBz6AuicXoQdxj_l5GPvg5y9WXjNrW/view?usp=sharing

 

Educandos do Calábria desenvolvem receita de lanches salgados

Com objetivo de contribuir para a formação dos educandos dos projetos sociais da oficina lanches rápidos, o educador Jorge Ortis trouxe o desenvolvimento de receitas salgadas, como coxinha de frango, pão com linguiça, bolinho de batata, croquete de carne e outros alimentos desta categoria. A atividade visa promover habilidades, senso crítico e comprometimento. Conforme o educador, é importante que os educandos tenham contato com o ciclo de produção alimentar, para evitar com isso o mau hábito de consumir alimentos processados e negligenciar a importância do ato de cozinhar em família.

Leia mais

Diferentes formas de ?ver? o outro no Calábria

No dia 01 de agosto, a educadora Thais Rocha, propôs aos educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Cuidados São João Calábria, a dinâmica "Você me percebe?", onde um educando de cada vez é vendado para tocar os colegas, sentir as diferenças de um e o outro e identificá-los.

Leia mais

Pastel assado no curso de padaria e confeitaria do Calábria

No dia 30/07, os alunos do curso de padaria e confeitaria do segundo modulo retornaram às atividades na aula prática. A turma foi dividida em grupos para a realização das receitas de pastel assado, onde foi preparada a separação dos ingredientes para a realização da massa, recheio e apresentação final, onde o produto foi serviço como lanche para colegas de outros cursos. 

Leia mais

Calábria abre inscrições para projetos sociais

O Centro de Educação Profissional São João Calábria está com inscrições abertas em diversas modalidades de cursos e projetos. Na área da qualificação, por meio do programa de aprendizagem profissional, o curso de Marcenaria oferece vagas no turno da manhã e da tarde.

Leia mais

Educandos do Design Multimídia iniciam aprendizado sobre audiovisual

Luz, câmera, ação! É assim que começa o processo de gravação dos produtos audiovisuais. Os educandos do Design Multimídia estão conhecendo as etapas, os processos e os equipamentos utilizados na produção de vídeos. Para começar, antes ainda de entrar na criação de um roteiro e na edição do vídeo, eles já estão vivenciando algumas rotinas deste trabalho importante na sua área de atuação. 

Leia mais

Torneio de futsal embala atividades de inverno no Calábria

Nos dias 23 e 24 de Julho, foi realizado um torneio amistoso de futsal entre os atendidos dos projetos Educação Integral - Saberes da Esperança e Serviços de Convivência (Trabalho Educativo e SASE).  Proposto e organizado pelo Professor Denis Biavatti, com o apoio dos demais educadores dos projetos, foram realizados jogos divididos por naipe (masculino e feminino) e também por idade, a fim de tornar os jogos mais atraentes, com equipes equivalentes. 

Leia mais

PPCAAM realiza reunião com representantes municipais e estaduais

Nos dias dois e seis de agosto, o Calábria, por meio do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAMM), reuniu-se com as equipes do Departamento de Assistência Social e Justiça da SDSTJDH e FASC, respectivamente, para tratar da proteção de casos em acolhimento institucional.

Leia mais

Calábria oferece palestra sobre saúde do educador

No último dia 24 de julho, o Calábria ofereceu uma palestra sobre "vulnerabilidade social com olhar para o educador". A atividade foi mediada pela colaboradora do Calábria Andréia Ramires, Marcos Rönau e pela psicóloga convidada Maria Regina. Foram realizadas dinâmicas de relaxamento, abordagem teórica sobre o contexto vulnerabilidade e contratransferência qualificando ainda mais o trabalho que é realizado pelos colaboradores, tendo cuidado especial com o educador, a fim de perceber suas necessidades e, com isto, resgatar e ampliar a qualidade na acolhidos dos atendidos.

Saúde é foco em encontro de educadores do Calábria

Na última quarta-feira (25), os educadores do Centro de Educação Profissional São João Calábria participaram de uma roda de conversa com participação da psicóloga Fernanda Oliveira, que é idealizadora da Iniciativa Meditação nas atividades do Calábria.

Leia mais

Calábria é prestigiado na III Edição do Prêmio Inovação Comunitária

Desde o início de agosto, o Centro de Educação Profissional são João Calábria foi prestigiado com a III Edição do Prêmio Inovação Comunitária, que investe em iniciativas informais, selecionadas por uma rede de organização parceiras do BrazilFoundation (Wimbelemdon no RS). Nesta edição, o Calábria foi contemplado com apoio para a realização da atividade Medita(Ação), por meio da idealizadora e voluntária Fernanda Oliveira.

Leia mais

Educação ambiental: entender para cooperar

Os educadores do Centro Profissional São João Calábria puderam participar no dia 24/07 da Palestra dá E J MANDALA, Empresa Júnior do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Do Rio Grande do Sul ? UFRGS, que proporcionou condições para aquisição de conhecimentos, na gestão do uso dos recursos ambientais e na concepção e aplicação das decisões que afetam a qualidade dos meios físicos natural e sociocultural.

Leia mais

ABERTURA DO EDITAL 06.2018

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Centro de Educação Profissional São João 
Calábria, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que contratará profissionais para atuar em Viamão na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - SMCAS, na execução dos serviços socioassistenciais dos níveis de Proteção Social Básica e Especial, de acordo com o Contrato de Gestão nº 95/2017 celebrado com o município de Viamão e conforme a legislação pertinente e complementar.

Acesse o edital aqui.

Desafio mágico matemático no serviço de convivência

No mês de junho, a educadora Thais Rocha propôs aos educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos alguns desafios lógicos matemáticos. O desafio que as turmas mais gostaram foi o jogo do cálculo misterioso, onde o "educando mágico" adivinha dois números lançados nos dados. Primeiramente, foi escolhido um educando para ser o mágico e o restante participa como desafiadores.

Através de um cálculo estratégico, os desafiadores multiplicam por 2 um dos números sorteados no dado, ao resultado, soma com 5 e multiplica por 5. Após, deve-se somar o resultado com o outro número que saiu no dado. Ao término, informam o resultado ao mágico, para que, com uma técnica simples e infalível, o mágico adivinha os números iniciais sorteados nos dados, sabendo apenas do resultado do cálculo estratégico dos desafiadores.

"Sabemos que o mágico não revela sua habilidade, mas resolvemos te contar esse segredo. O mágico apenas pega o valor passado e subtrai por 25, legal né? Assim, o valor que sair será o número referente aos dois números sorteados nos dados, é só separá-los. Durante a atividade, principalmente nos momentos de adivinhação do "educando mágico", foi possível observar a satisfação quanto ao estímulo do espírito de descoberta?, comenta a educadora. Thais Rocha enfatiza, ainda, que atividades que estimulam o raciocínio lógico-matemático com jogos aumentam a satisfação dos educandos durante a aprendizagem, propiciando um ambiente mais interessante e prazeroso. Assim, o jogo já algum tempo é considerado uma ferramenta importantíssima parao desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Ação Rua do Calábria realiza brechó solidário

O mês de agosto ficou mais quente para centenas de pessoas que se beneficiaram com o Brechó Solidário promovido pela equipe do Ação Rua do Calábria. Os agentes envolveram famílias atendidas na ação, que puderam adquirir roupas a partir de doação do Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e da Adolescência (Ceapia).

Leia mais

Casa-lar de Idosos do Calábria investe em cidadania para acolhidos

Cidadania, reflexões sobre direitos e saúde foram temas de debate na Casa-lar de idosos do Calábria no último dia 01 de agosto. Os idosos e colaboradores da atividade calabriana uniram esforços para construir e partilhar conhecimentos sobre cidadania e saúde na melhor idade.

A iniciativa faz parte do Projeto Ecos da Cidadania, que foi iniciado em 2017 na Casa-lar dos Idosos, com a proposta de ser ferramenta para discutir diversos temas pertinentes ao direito da pessoa idosa, através de rodas de conversas. Este ano, o desafio da ação foi expandir o debate, por meio da articulação de serviços socioassistenciais do território, que atuam com o público idoso.

Os esforços foram motivados pela V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que teve como tema este ano "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI" e o papel das políticas públicas neste contexto.

View the embedded image gallery online at:
http://www.calabria.com.br/noticias#sigProId19e7b86a6d

Calábria acolhe visita técnica da empresa Madesa Móveis Ltda

Na última sexta-feira de julho (27), o Centro de Educação Profissional São João Calábria acolheu representante da empresa Madesa Móveis Ltda. O gerente-geral Carlos Boeni pôde conhecer a estrutura física do Calábria, os cursos de qualificação, projetos sociais desenvolvidos e como é aplicado o sistema de qualidade 5S na atividade calabriana.

Leia mais

Curso de Design Multimídia do Calábria realiza visita técnica à ESPM

Os educandos das duas turmas do Curso de Qualificação Profissional de Design Multimídia do Centro de Educação Profissional São João Calábria puderam conhecer a estrutura da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), nesta segunda (23). Em uma visita técnica, os educandos participaram da palestra "As oportunidades são para todos", com o professor Fernando Trein, em seguida foram guiados para conhecer os diversos ambientes do local.

Leia mais

Educandos do Calábria visitam fábrica da Coca-Cola

Educandos do Centro de Educação Profissional são João Calábria visitaram uma fábrica da Coca-Cola em Porto Alegre, na última semana de julho.  Durante mais de uma hora, os jovens foram acolhidos pela equipe da empresa e vivenciaram uma "viagem no tempo", através do reconhecimento da origem e evolução de um dos refrigerantes mais consumidos no mundo.

Leia mais

Calábria News chega a sua 120ª edição

A segunda quinzena de julho marca a 120ª edição do Calábria News. O informativo traz há seis anos a síntese dos principais acontecimentos e notícias do Calábria em suas diversas modalidades de atendimento e parcerias firmadas com apoiadores em geral.

Leia mais

Calábria visita setor de projetos da família GERDAU

Na última semana, colaborador do Centro de Educação Profissional são João Calábria e Centro de Promoção da Infância e da Juventude visitou o setor do Grupo Gerdau Empreendimentos do Projeto Família Gerdau. O respectivo grupo é parceiro das instituições calabrianas e investiu na construção de duas quadras poliesportivas para qualificar ainda mais as atividades oferecidas pelas entidades sociais.

Leia mais

Cultura nordestina presente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Com o mês de junho, as festividades referentes à Festa Junina ficaram muito presentes do dia-a-dia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Festa Junina é uma mistura de culturas que evidencia o povo caipira. Pensando nisso, a educadora Flávia D'Arco, juntamente com os educandos das turmas M1 e T1 do SCFV, trabalharam histórias cultuadas na região do Norte e Nordeste.

A educadora aproveitou o eixo de comunicação e expressão, trabalhado durante o mês de junho, para conhecer algumas dessas histórias em diferentes tipos de linguagem: contação do livro Bumba-meu-boi, recontado por Crika; Declamação da história de Lampião em forma de cordel, por Mariane Bigio; História do cangaço em animação sem falas, por CineLeonor. Em seguida, no dia 19, os educandos reproduziram o que foi visto em sala. 

De maneira criativa e autônoma, eles elaboraram apresentações em teatro e fantoches, selecionando os trajes, produzindo os personagens e construindo o cenário. "É importante para as nossas crianças conhecerem um pouco da cultura de outras partes do país em que vivemos, e isso se torna muito mais fácil e interessante quando é de uma maneira divertida e lúdica", lembra a educadora da turma.

Calábria e CPIJ recebem visita internacional de atividade social paraguaia

Desde o último dia 23 de julho, o Centro de Promoção da Infância e da Juventude e Centro de Educação Profissional São João Calábria acolhem visita técnica do Conselho Operacional da atividade social "Hogar Santa Teresa", da Ciudad del Este (Paraguai). O grupo faz parte da delegação Maria Inmaculada e esteve  em visita ao CPIJ, no dia 23, onde seus membros puderam conhecer metodologias de gestão e planejamento pedagógico da respectiva atividade calabriana.

Leia mais

Marcas e logotipos são objetos de atividade do curso de Design Gráfico

O jardim do Centro de Formação Profissional São João Calábria serviu de palco para atividade externa desenvolvida no curso de Design Gráfico. Os educandos do período da manhã do curso puderam realizar uma atividade sobre marcas e logotipos. O trabalho ao ar livre foi orientado pelo educador Diego Bueno. Como salienta o educador, esta atividade compõe parte do conteúdo avaliativo do curso, nas áreas de marketing e publicidade. Muito semelhante ao conhecido jogo imagem e ação, os educandos foram instigados a realizar a mesma tarefa ao ar livre.

Leia mais

Segurança do trabalho no curso de Padaria e Confeitaria

Os educandos do curso Padaria e Confeitaria, do projeto construindo futuro (SMED), orientados pelo educador Eliseu Paz Moreira, realizaram atividade teórica de pesquisa sobre segurança e saúde no trabalho, envolvendo conceitos sobre CIPA, uso de EPI, mapa de risco e sinalização de segurança, na última semana.

Leia mais

Calábria e Policia Civil oferecem palestra sobre os perigos da drogadição

No último dia 19 de julho, o Centro de Educação Profissional São João Calábria ofereceu atividade formativa e de reflexão sobre os malefícios e os perigos do consumo de drogas. A iniciativa foi fruto de parceria entre a instituição e a Polícia Civil, através da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Dipe/Denarc).

Leia mais

Prova final no curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo

Os educandos do curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo, módulo II, realizaram sua última prova, onde o tema proposto foi finanças. Dentre as questões abordadas, conforme explica a educadora da turma Sarita Albuquerque, os educandos foram desafiados com conceitos de macro e microeconomia, noções de estatística, probabilidade e lançamentos contábeis. Esta avaliação, junto com as bancas finais, irão compor a última nota do curso.

Leia mais

Dia do Amigo é celebrado com ações inspiradoras e integração no Calábria

No último dia 20, o Centro de Educação Profissional São João Calábria foi palco de exposição de diversas boas ações realizadas pelos colaboradores da instituição. Durante todo o último mês, os profissionais calabrianos foram desafiados a pensarem e agirem com sua equipe de trabalho boas práticas para celebrar o Dia do Amigo, que é comemorado no Brasil em 20 de julho.

Leia mais

Luto | Pe. Rubens dos Santos (1938-2018)

Com profundo pesar, que comunicamos o falecimento do Pe. Rubens dos Santos. Pe. Rubens nasceu em 18 de setembro de 1938. O religioso foi pároco por quase 30 anos da capela Nossa Senhora de Fátima da VI, Mato Sampaio, do bairro Bom Jesus, e contribuiu com o início das atividades do atual Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima do Calábria.

Leia mais

Educandos e colaboradores realizam homenagem ao ECA

Na última semana de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi tema de atividades comemorativas no Calábria, a partir do Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima (CCNSF). Educadores e profissionais do projeto Ação-rua e conselho tutelar participaram da atividade.

Leia mais

"Massa Mágica" no curso de padaria do Calábria

Os educandos do curso de Padaria e Confeitaria, do módulo 1, do projeto construindo futuros (SMED), juntamente com seu educador, Eliseu Paz Moreira, elaboraram na a receita da massa de mexicano, conhecida como uma massa "mágica'" porque através desta receita podemos fazer vários produtos na área da panificação, como pizzas, salgados, pães, cucas, pasteis de forno e pães recheados.  

Leia mais

Calábria celebra Festa Julina com comunidade familiar

No último sábado (14), o Centro de Educação Profissional São João celebrou sua Festa Julina com responsáveis e atendidos da instituição. O encontro foi palco de apresentações culturais realizada por educandos, além de números promovidos pelos próprios responsáveis.

Leia mais

Oficina de teatro alegra educandos do Calábria

Na primeira semana de junho, os atendidos no projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram da primeira oficina de teatro ministrada pela voluntária Gabriela. Foram trabalhadas dinâmicas e exercícios de aquecimento corporal que desenvolvem a atenção, criatividade, concentração e o entrosamento do grupo.

Leia mais

Tangram e muita criatividade com os educandos no Calábria

Em atividade proposta pelo postulante Pobre Servo Ruan Araújo, os educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tiveram que executar alguns desafios geométricos com o tangram. O tangram é um quebra cabeça chinês formado por sete peças que são chamadas de ?tans?.

Leia mais

Artesanato e criatividade nas atividades do Calábria

Na primeira semana de junho, os educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Calábria, da modalidade Trabalho Educativo Artesanato, realizaram a produção de bonecas para porta de banheiro. A construção foi feita a partir de moldes, onde os jovens marcaram, recortaram, casearam e encheram com plumante para montar as peças e colcar com cola quente.

Leia mais

Saiba como contribuir com as atividades do Calábria

Visando dar ainda mais qualidade ao atendimento oferecido para os mais de 2 mil beneficiários atendidos anualmente na instituição, o Centro de Educação Profissional São João Calábria possui canais para que pessoas interessadas em ajudar possam fazer contribuições diversas.

Leia mais

Informática do Calábria contribuí para aprendizagem interdisciplinar

Para iniciar o mês de junho, os educandos do projeto Educação Integral - Saberes da Esperança, começou a trabalhar a temática racismo, preconceitos e comunicação e expressão. "Durante este mês, vamos nos valer mais uma vez da Campanha da Fraternidade, com o seu lema em Cristo somos todos irmãos. Combater qualquer forma de preconceito é uma maneira de frear a violência", salienta Rafael Moreira.

Leia mais

Atividade prática na marcenaria do Calábria

Ao longo do último mês, os educandos do 2° ao 4° módulo do curso de Qualificação em Marcenaria do Calábria, orientados pelos educadores Marcos Rönnau e Luis S Carlos Dembinski, vivenciaram situações de aprendizagem prática e teórica através do conteúdo de processos de fabricação e montagem de móveis sob medida e seriados.

Leia mais

Calábria participa de seminário estadual de direitos humanos

O Centro de Educação Profissional São João Calábria, através da equipe do projeto Ação-Rua, participou do Seminário Estadual de Direitos Humanos, que ocorreu no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado no último dia 05 de julho.

A atividade teve como assuntos a assinatura do Pacto Universitário de Direitos Humanos e o lançamento do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do RS. Além disso, aconteceram outros debates, como direito da criança e do adolescente e a palestra mais aguardada, que tratou sobre o tema "direitos humanos em tempos de intolerância".

Políticas para pessoas com deficiência e a discriminação étnico-racial; assinatura do protocolo de intenções de formação da rede de prevenção e combate à discriminação racial do RS; o direito à diversidade sexual e "direitos humanos: onde Estamos, para onde Vamos?" foram temas trabalhados com os participantes do seminário.

View the embedded image gallery online at:
http://www.calabria.com.br/noticias#sigProId908b7baeae
 

Educandos do Calábria testam suas habilidades culinárias

No início do mês de junho, educandos do projeto Trabalho Educativo, modalidade Lanches Rápidos, testaram suas habilidades manuais com bicos e bolsa de confeitar, copiando alguns modelos básicos de decoração em bolos e tortas. A atividade trouxe como proposta demonstrar as receitas de pão de ló, o uso de corantes, a escolha dos bicos conforme a necessidade, a montagem e a combinação de recheio bem como avaliar a coordenação motora dos educandos.

Leia mais

Jovens do Calábria debatem sobre o bullying

No final do último mês, os jovens do projeto Trabalho Educativo Lanches Rápidos, módulo básico, do Calábria, realizaram atividades de reflexão sobre prevenção às ações de bullying. A atividade for orientada pela educadora Josiane Pontes e trouxe reflexão a respeito do respectivo tema, a partir de vídeos pedagógicos, debates e filme sobre o assunto. Após realizarem as atividades teóricas, os educandos construíram cartazes e uma redação sobre a temática. Segundo a educadora, no bullying, os ataques são intencionais, repetitivos e têm como objetivo maltratar e humilhar.

Leia mais

Calábria entra no Instagram

Na última semana, o Centro de Educação Profissional São João Calábria entrou na rede social virtual Instagram, com o nome cepsjcalabria. A iniciativa é mais uma ação institucional para estar em sintonia com as novas mídias e promover ainda mais proximidade com a comunidade em geral.

Leia mais