Notícias

Alunos do Design Gráfico desenvolvem crachás

Para este ano letivo, a turma de Design Gráfico, do período da manhã, orientada pelo educador Diego Bueno, ficou responsável pela elaboração e criação dos crachás que serão usados nos próximos semestres. A ação de elaboração e desenvolvimento dos crachás em sala de aula foi parte da atividade proposta pelo curso, na disciplina de criação de materiais gráficos impressos.

Leia mais

Educandos preparam matéria para revista anual Jovem Aprendiz

Os educandos do curso assistente administrativo módulo 2 estão preparando uma matéria para a revista anual Jovem Aprendiz, representando a instituição. O tema será o Marketing segundo de Philip Kotler, baseado no livro Administração de Marketing, incluindo os 4 Ps, ciclo de vida do produto e as 10 lições.

Leia mais

Calábria realiza celebração em homenagem às famílias

No último sábado , 19, o Centro de Educação Profissional São João Calábria realizou uma celebração  especial para homenagear as famílias dos jovens atendidos na instituição, com olhar especial para o Dia das Mães, que é comemorado no Brasil no segundo domingo de maio.

Leia mais

Ação Rua do Calábria partilha informações em reunião da Rede de Atendimento Psicossocial

A equipe técnica do Programa Ação Rua do Calábria apresentou os principais indicadores do projeto na reunião da Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS). A equipe aproveitou a oportunidade para falar do Programa Mais Dignidade que será executado em parceria com a secretaria da saúde, no intuito de aproximar o trabalho com as equipes de saúde do território, sobretudo as Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família.

Leia mais

Planejamento estratégico e administração estratégica

Os educandos do curso profissionalizante assistente administrativo módulo 2 ? iniciaram os estudos sobre planejamento estratégico e administração estratégica. O planejamento estratégico é de extrema importância nas organizações, buscando alcançar os objetivos, metas e decisões difíceis.

Leia mais

Calábria recebe doação da Associação Leopoldina Juvenil

Na última quinta-feira (17), o Centro de Educação Profissional São João Calábria recebeu doação da Associação Leopoldina Juvenil. A instituição doou roupas, livros e brinquedos. Os produtos serão distribuídos da melhor forma entre as atividades sociais executadas na instituição. O Calábria agradece a parceria e o gesto de solidariedade.

Leia mais

Calábria participa de reunião com prefeito de Porto Alegre

Na tarde do último dia 17, o Centro de Educação Profissional São João Calábria participou de reunião de entidades executoras de programas de educação e assistência social de Porto Alegre com o prefeito da capital gaúcha e lideranças municipais. No encontro, o prefeito da cidade, Nelson Marchezan, apresentou projetos para a cidade e prestou esclarecimentos, ouviu sugestões e dialogou com os presentes.

Leia mais

Casa-lar dos idosos promove ação educativa de higiene pessoal

No último mês, técnicos da Casa-lar dos idosos realizaram ação educativa com os acolhidos sobre a importância da correta higienização das mãos. Foram realizadas diversas atividades lúdicas e palestras para ilustrar como lavar as mãos corretamente e como este hábito pode reduzir drasticamente a contaminação por bactérias e vírus, que podem causar doenças.

Leia mais

Jovens do Calábria visitam teatro Renascença de Porto Alegre

Jovens do Centro de Cuidado Nossa Senhora de Fátima, do Calábria, visitaram o Teatro Renascença nos dois turnos. O convite foi feito pela Secretaria da Descentralização da Cultura, a partir da colaboradora Rosane Maria Fluck, que já é parceira da instituição. A coordenadora do centro de cuidados, Rosângela Rodrigues, afirma que a parceria é mais uma oportunidade de propiciar experiências que são bem culturais da cidade.

Leia mais

Educandos aprendem sobre cuidado com a segurança no trabalho

Os alunos do curso Padaria e Confeitaria do primeiro módulo, no turno da manhã, orientados pelo educador Eliseu Paz Moreira, realizaram na última semana atividade teórica de pesquisa sobre segurança e saúde no trabalho, envolvendo conceitos sobre CIPA, uso de EPI, mapa de risco, sinalização de segurança e primeiros socorros.

Leia mais

Calábria abre 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes

"A vida é curta. Por isso não faça dela um rascunho. Pode não dar tempo de passar a limpo" - Mário Quintana. Com o tema Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, o Centro de Educação Profissional São João Calábria abriu a 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) para colaboradores e educandos da instituição.

Leia mais

Prova prática ao estilo Master Chef

O educador do curso de Padaria e Confeitaria, Eliseu Paz Moreira, aplicou aos alunos do 1º módulo uma avaliação prática do conteúdo ao estilo Master Chef. Os jovens tiveram que elaborar uma receita relacionada à Páscoa.

Leia mais

Educandos da Padaria estudam a fermentação

Os alunos do Curso de Padaria e Confeitaria (tarde), sob a orientação da educadora Cristina Balbueno, realizaram estudos sobre a fermentação; a etapa decisiva da panificação. A prática foi aplicada através da confecção de sonhos, um dos doces mais tradicionais da panificação. Bola de Berlim (português) ou sonho (brasileiro) é uma espécie de pão feito com massa fermentada, podendo ser assada ou frita. 

Leia mais

Educandos da padaria desenvolvem técnicas de padronização

Durante o mês de abril, os educandos do curso Padaria e Confeitaria (manhã), orientados pela educadora Cristina Balbueno, praticaram exercícios de padronização. A padronização busca normatizar e organizar processos de trabalho, a fim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros, fazendo com que o produto atenda às expectativas de maneira mais simples, com menor custo e variação.

Leia mais

Atletismo no projeto Educação Integral

As turmas do Projeto Educação Integral-Saberes da Esperança iniciaram um trabalho voltado ao atletismo. O objetivo do educador Denis Biavatti é que, com essa atividade, os educandos conheçam mais das diferentes modalidades existentes dentro do atletismo, como corridas de velocidade, corridas de resistência, corridas com obstáculos, corridas de revezamento, salto em altura, salto em distância, arremessos e lançamentos. "Nas atividades realizadas, sempre buscamos minimizar os teores competitivos.

Leia mais

Educandos do Design Gráfico desenvolvem workshop sobre arte e design

Educandos do curso de Design Gráfico, no período da tarde, tiveram a sua primeira experiência de apresentação de um projeto em sala de aula. O workshop sobre Arte e Design, supervisionado pelo professor Diego Bueno, foi parte da avaliação final do mês de março dos alunos. Além da apresentação, a atividade desenvolvida em grupos contou com uma pesquisa de campo e entrevista com usuários.

Para Vitor, aprendiz do curso de Design Gráfico, "a pesquisa de campo foi a parte mais difícil do trabalho, já que a arte e o design são duas áreas muito amplas". Mesmo com a dificuldade em obter dados específicos na pesquisa, as informações históricas trazidas pelo seu grupo foram um diferencial na apresentação da atividade, concluída pelos colegas que integraram o grupo do aluno. Conforme salienta o educador da turma, apesar de ter sido o primeiro trabalho apresentado para todos da turma, a maioria dos jovens demonstrou uma ótima comunicação, no domínio dos assuntos que a atividade abordou.

"Ficou evidente a desenvoltura de alguns alunos, que possuem maior facilidade na apresentação de assuntos que envolvem o Design Gráfico. Por outro lado, o fato de a atividade ter sido desenvolvida em grupo, possibilitou a evolução dos educandos que são mais inibidos e reservados. Interação, que favorece o crescimento dos alunos e da turma. Ainda, promove a integração e a partilha de conhecimento entre os educandos", explica Diego Bueno.

Educandos da Padaria estudam a fermentação

No mês de abril, os alunos do Curso de Padaria e Confeitaria (tarde), sob a orientação da educadora Cristina Balbueno, realizaram estudos sobre a fermentação, a etapa decisiva da panificação.A prática foi aplicada através da confecção de sonhos, um dos doces mais tradicionais da panificação. 

Leia mais

Calábria aposta em sustentabilidade e visita ONG Re-ciclo

Ontem (25), representante do Centro de Educação Profissional São João Calábria visitou a empresa Re-Ciclo, para conhecer a iniciativa de sustentabilidade e promoção de atividades relacionadas ao cultivo de hortas comunitárias, compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Leia mais

Serviço de Convivência participa da Gincana da fraternidade

As turmas do SCFV do Centro de Cuidados São João Calábria participaram da ?Gincana da Fraternidade?, organizada pelas educadoras Thais Rocha e Flávia. A proposta das educadoras foi fortalecer o vínculo entre os educandos e despertar valores como empatia, união, igualdade, justiça, cooperação, diálogo, inclusão e respeito mútuo.

Leia mais

Calábria recebe doação da empresa Matriz Skate Shop

Na última semana, 19 de abril, o projeto Ação Rua do Calábria recebeu doações da Loja Matriz Skate Shop, através do benfeitor Cezar Gordo. Dentre os itens recebidos, destacam-se peças de manutenção, skates, camisetas e bonés para o projeto social Skate Calábria. A iniciativa será realizada em espaços públicos como as pistas de skate do IAPI e Guarujá, com crianças e adolescentes atendidos pelo Ação Rua. 

Leia mais

Educandos do Calábria desenvolvem projeto de Design Gráfico

Os aprendizes do Calábria, do curso profissionalizante de Design Gráfico, desenvolveram na última semana um projeto de design, voltado para o mercado gráfico. A atividade orientada pelo professor Diego Bueno propôs o desenvolvimento de um material publicitário, envolvendo a geração de um convite.

Leia mais

Educandos da Padaria estudam sobre os benefícios da esponja na panificação

A esponja consiste no preparo de uma massa com farinha, água e fermento. Tem como finalidade dar ao produto características artesanais, colaborar para o desenvolvimento da rede do glúten e da fermentação. Dada a ciência, orientados pela educadora Cristina Balbueno, os alunos do módulo 1 (tarde) do curso Padaria e Confeitaria realizaram a receita da Cuca.  

Leia mais

Nova turma de Design Gráfico inicia atividades práticas

Os novos alunos do curso profissionalizante de Design Gráfico do Calábria, iniciaram as atividades práticas supervisionadas pelo professor Diego Bueno. Entre as atividades previstas para a evolução do conhecimento dos alunos, estão alguns trabalhos práticos ? como a atividade de recorte e colagem por exemplo.

Leia mais

Educandos iniciam estudos sobre empreendedorismo

Os aprendizes do curso profissionalizante Assistente Administrativo, projeto Cyrela, módulo I, iniciaram o trabalho em grupo sobre empreendedorismo.  A educadora da turma, Sarita Albuquerque, enfatiza que podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê.

Leia mais

Educandos da Padaria aprendem receita de torta de banana

Nas atividades do mês de março, os alunos do primeiro módulo (tarde), do curso de Padaria e Confeitaria do Calábria, aprenderam uma receita da torta de banana.É uma torta de origem inglesa com base de massa amanteigada e ingredientes como bananas, creme de confeiteiro, doce de leite e especiarias.

Leia mais

Design Gráfico aprende sobre programa 5 S?s

Este mês, educandos do curso de Design Gráfico aprenderam sobre o programa 5 S?s de qualidade. A atividade foi ministrada na aula de temas transversais, onde os educandos da turma TI, junto da educadora Simone Hugo, trabalharam sobre qualidade e eficiência no ambiente de trabalho.

Leia mais

Serviço de Convivência pede paz ao mundo

Após alguns dias de reflexões sobre formas de violências, através de rodas de conversas, interpretações e vídeos sobre a campanha: "Fraternidade e a superação da violência", como forma de simbolizar e promover a paz, no dia 16 de março, as turmas do SCFV do Centro de Cuidados São João Calábria tiveram a ideia de confeccionar chaveiros da pomba da paz.

Leia mais

Educandos participam de atividade sobre Campanha da Fraternidade

Na segunda semana de março, educandos do projeto Educação Integral participaram de atividades com a temática "Campanha da Fraternidade 2018". A iniciativa, promovida pela supervisora educacional Andréia Ramires e educadores das turmas, realizaram diversas atividades de reflexão, integração e fortalecimento de vínculos.

Leia mais

Calábria recebe doação da empresa Made In Brazil Music MegaStore

A chegada do outono no último dia 20 foi marcada pela acolhida de doação de diversos instrumentos musicais, roupas e brinquedos da empresa Made In Brazil Music MegaStore para o Centro de Educação Profissional São João Calábria.

O gestor de recursos humanos da Made In Brazil, Alberto Campi, destaca que a ação movimentou a clientela da empresa, que doou diversos produtos e mostrou-se engajada com a proposta.

A campanha durou vários meses e contou com divulgação nas redes sociais de ambas as instituições. No encontro, ainda, foi ressaltada a importância desta e de outras parcerias no futuro para qualificar cada vez mais os recursos oferecidos aos beneficiários nas atividades.

Participaram da entrega (foto: da esquerda para direita) o colaborador do Calábria Erivelton Balsanello; o gerente da loja Made in Brazil em Porto Alegre, Edenilson Andrade; e o gestor de recursos humanos da empresa, Alberto Campi.

View the embedded image gallery online at:
http://www.calabria.com.br/noticias#sigProId7bfcb9d97b

Calábria visita empresa gaúcha de veículos Sponchiado Jardine

No último dia 13 de março, representantes do Centro de Educação Profissional São João Calábria e Centro de Promoção da Infância e da Juventude visitaram a empresa gaúcha de veículos Sponchiado Jardine.

A parceria entre a instituição Calabriana e a Sponchiado Jardine ultrapassa dez anos. No encontro, foram partilhadas as novas atividades do Calábria e CPIJ.

Também foi oportunidade para a partilha de conhecimento técnico sobre captação de recursos e eventuais novas parcerias para a promoção das atividades nas Casas calabrianas.

Ao final do encontro, foi realizado convite para que gestores da empresa de veículos possam realizar visita ao CPIJ, na Restinga, para conhecer o espaço físico e as atividades realizadas.

Na foto, da esquerda para direita, participaram da conversa o contador da empresa, Alceu Pereira; o colaborador Calábria/CPIJ Erivelton Balsanello; o diretor-presidente da Sponchiado Jardine, Carlos Alberto Sponchiado e o diretor-geral Calábria/CPIJ, Pe. João Pilotti.

Calábria recebe doação da empresa CIELO

O Centro de Educação Profissional São João Calábria recebeu doação da empresa CIELO. Foram disponibilizados diversos materiais como cadeiras, mesas e equipamentos eletrônicos para escritório. Além de eletrodomésticos.

Leia mais

CPIJ completa 42 anos de atividade em Porto Alegre

O dia 08 de março tem um toque especial para colaboradores e simpatizantes com as atividades do Centro de Promoção da Infância e da Juventude (CPIJ), pois foi o momento de celebrar o aniversário de 42 anos da instituição. A atividade faz parte da Obra calabriana, que inclui o Centro de Educação Profissional São João Calábria.

Leia mais

Integração entre SCFV e Qualificação Profissional

No mês de fevereiro, os educadores Marcos Rönnau e Thais Rocha realizaram integração dos seus grupos de atividade para construir uma cabine de fotografia com luz negra. Os jovens do SCFV, junto com sua educadora, tiveram a ideia a partir das atividades do Projeto Verão. Marcos integrou esforços com seus educandos, do módulo 4 da marcenaria, para construir a parte estrutural do equipamento que, na sequência, foi decorado pelos jovens dos projetos.

Leia mais

Calábria leva educandos para passeio em sítio temático

Na última semana de fevereiro, o Centro de Educação Profissional São João Calábria levou educandos da instituição para conhecerem a Fazenda Quinta da Estância Grande. A iniciativa foi possível graças a uma cortesia de ingressos oferecida pelo local, que é palco de visitas das atividades calabrianas todos os anos.

Leia mais

ABERTURA DO EDITAL 01/2018

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Centro de Educação Profissional São João Calábria, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que contratará profissionais para atuar na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - SMCAS do município deViamão/RS, na execução dos serviços socioassistenciais dos níveis de Proteção Social Básica e Especial, de acordo com o Contrato de Gestão nº 95/2017 celebrado com o município de Viamão e conforme a legislação pertinente e complementar.

Clique aqui para fazer download do Edital

Calábria amplia parceria institucional com a Ceasa-RS

Hoje (27) representantes do Calábria complementaram parceria institucional com a Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa-RS) através do projeto Prato para Todos. A ação tem o objetivo de ampliar o recebimento de doações de alimentos diversos para qualificar, ainda mais, os serviços prestados pela instituição à comunidade beneficiada.

Leia mais

Espiritualidade marca encontro entre colaboradores do Calábria e CPIJ

Inspirados pelo tema ?A Alegria da Profecia?, do Casante Pe. Miguel, colaboradores do Calábria e CPIJ reuniram-se na Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil Caminheiros (UAIC), localizado na Restinga, para vivenciar momentos de retiro, integração, reflexão e espiritualidade.

No encontro foram lembrados os aniversariantes do mês e a recepção de novos colaboradores. Além de atividades diversas de integração e reflexão, que foram promovidas nos dois turnos, com pausa para almoço e lanche.

Segundo o coordenador da pastoral, Gustavo Gobbo, o dia foi especial para o encontro consigo mesmo e para sentir e vivenciar o espírito de família que Pe. Calábria sempre desejou.

Dividindo espaço com os diversos animais que habitam o local, como, por exemplo, cabras, ovelhas, peixes e pássaros, os diversos profissionais trabalharam em grupos no período da tarde para refletir e partilhar reflexões sobre os temas propostos.

Com um olhar diferente, através das câmeras fotográficas da instituição, a auxiliar administrativa Josiane Pereira registrou em fotos os principais momentos experimentados pelos colaboradores de ambas as Casas, onde é possível ver a entrega e a participação de todos. ?O encontro foi maravilhoso. Acho que foi importante para conhecer novas pessoas e o trabalho que cada um realiza. É um lugar lindo, perfeito para entrar em contato consigo mesmo?, destacou Josiane. Ao final da atividade, foi realizado um abraço circular para celebrar a união dos participantes.

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.calabria.com.br/noticias#sigProId9c78b1764a

Educandos da Marcenaria confeccionam tábuas para churrasco

Os educandos do 2º módulo do curso de Marcenaria, do educador Luis Carlos Dembinski, retornaram com muito entusiasmo às aulas no Calábria. Como atividade inicial do ano letivo, os alunos deram início à confecção de tábuas de churrasco, fabricadas com madeira de reflorestamento de pinus.

Leia mais

Alunos do Calábria constroem ?ponte? de Leonardo Da Vinci

Em fevereiro, alunos do Calábria encararam um desafio proposto pelo Educador Denis Biavatti. A proposta era construir, usando palitos de churrasquinho, uma ponte auto-sustentável, seguindo a ideia base do conhecido projeto da ponte auto-portante de Leonardo Da Vinci. Essa estrutura é montada sem a utilização de pregos, parafusos, cimentos, cola, elásticos ou qualquer outro item fixador.

Leia mais

Curso Assistente Administrativo retoma atividades

Os alunos do curso profissionalizante Assistente Administrativo Módulo 2 - manhã iniciaram suas atividades na terceira semana de fevereiro. Nessa nova etapa, a turma terá o desafio de conhecer novas disciplinas como Marketing Pessoal, Mix Marketing,

Leia mais

Jovens do CCNSF visitam espaço da instituição na Restinga

Os educandos dos dois turnos do CCNSF, em período de férias, participaram de atividade na Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil Caminheiros (UAIC), próximo ao CPIJ, na Restinga. A atividade foi realizada nos dois turnos. O espaço possui diversos animais, quadra de esportes e a possibiliade  atividades ao ar livre.

 

 

Leia mais

Oficina de Fotografia

Na semana de 15 a 18 de janeiro, após os educandos identificarem espaços físicos na instituição que lhes trazem diversos sentimentos, foi dado início à sessão de fotos da atividade. A ideia de que os alunos pudessem atribuir a importância deste local de aprendizagem através da busca na melhoria de futuro e inserção no mercado de trabalho teve êxito, mas não somente nesse quesito.

Leia mais