Atualização tecnológica no curso de Marcenaria do Calábria

Além das baixas temperaturas típicas do período, o mês de agosto assinala novidades no curso de Marcenaria do Calábria. A atividade de qualificação profissional disponibilizou uma seccionadora horizontal para as atividades com os educandos.

A nova máquina é fruto de parceria entre o Calábria e a empresa de móveis Madesa, que constantemente realiza doações diversas para a instituição calabriana. O modelo do equipamento em questão possui tecnologia desenvolvida para a indústria de produção ajustada às necessidades do público marceneiro e permite realizar projetos de maior complexidade em um período de tempo menor. O equipamento possui estrutura robusta, permite cortes rápidos e precisos; e o mais importante: itens de segurança para garantir a integridade física dos operadores.

Ao longo do mês de julho e agosto, educandos do 4º módulo, orientados pelo educador Marcos Rönnau, realizaram a instalação do equipamento nas etapas referentes a locação; nivelamento; limpeza e lubrificação dos sistemas mecânico e pneumático. "Esta tarefa foi muito bem-vinda por tratar-se de importante recurso didático que possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e constitui-se em genuína prática profissional orientada", salienta Marcos.

O educador ressalta, ainda, que foi dado um salto de qualidade no curso, posicionando o Calábria a fim de melhor atender a demanda por formação profissional através do aprimoramento em seus espaços pedagógicos, atualização tecnológica, segurança e sustentabilidade. "A atividade de marcenaria, em seus variados ofícios, destaca-se pelo elevado índice de inclusão econômica, por permitir colocação no mercado formal do trabalho e também possibilidades de ações voltadas ao empreendedorismo", defende o educador marceneiro Marcos Rönnau.